Oferecemos os portes de envio em todas as encomendas!

6 dicas para ser mais sustentável no seu trabalho

Os pequenos hábitos podem fazer toda a diferença.

Subida do nível do mar, fenómenos meteorológicos extremos, perda de biodiversidade, aumento dos incêndios florestais, escassez de água potável… O planeta está a pedir ajuda, enquanto nos obriga a encarar um facto: a responsabilidade ambiental é um compromisso do qual não podemos fugir e que deve ser abraçado em todas as áreas da nossa vida.

Sim, é possível ser sustentável e produtivo

Adotar hábitos sustentáveis no seu trabalho não só não compromete a sua produtividade, como pode, na verdade, aumentá-la.

Imagine que tanto o seu local de trabalho como o seu domicílio se situam ao pé de estações ferroviárias mas que, mesmo assim, todos os dias, uma vez de manhã e outra à tarde, escolhe deslocar-se de automóvel (a gasolina) e enfrentar o abominável trânsito de hora de ponta. Todas as manhãs, chega ao trabalho já absolutamente exausto. Todas as tardes, chega a casa ainda mais exausto. É uma rotina sufocante e intolerável.

Então, decide passar a viajar de comboio.

Nos carris não há trânsito! Não precisa de se chatear com a condução dos outros nem de realizar tarefas extremamente complexas que exigem concentração máxima, e é menos provável que chegue atrasado ao trabalho. O seu cérebro agradece e a sua carteira, certamente, também.

Começa a sentir-se melhor, mais motivado e, acima de tudo, mais feliz. O facto de estar a reduzir a sua pegada ecológica  sem muito esforço envolvido também lhe agrada e confere-lhe, de certa forma, um sentido de propósito. Estando a felicidade diretamente ligada à produtividade, podemos afirmar que esta decisão teria um impacto positivo na sua vida profissional. 


Como ser mais sustentável no trabalho

Há muito que pode fazer, para além de se deslocar de transportes públicos quando possível.

A seguir, damos-lhe apenas alguns exemplos.

Promoções

Aproveite já os melhores preços!

1. Utilize garrafas e copos reutilizáveis.


Se ainda não está preocupado com o impacto ambiental do plástico, é altura de ficar: até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.

Opte sempre por garrafas térmicas e copos reutilizáveis. Se bem cuidados e higienizados, estes produtos podem durar-lhe muitos anos.

Odoo • Text and Image
Odoo • Image and Text

2. Imprima apenas o necessário e reutilize papel.


Acredite: não tem de imprimir todos os e-mails que recebe. Quando precisar mesmo de imprimir algo, utilize, se possível, a opção "imprimir dos dois lados".

E aquela folha com aquele gráfico que precisou de imprimir há alguns meses atrás mas que já não tem qualquer utilidade? Use o verso para apontamentos ou para imprimir algo pouco importante.

3. Aproveite a luz natural sempre que possível.


Se trabalha num local bem iluminado, repense o hábito de manter as luzes ligadas o dia inteiro (aborde este tema com os seus colegas, se necessário).

Abra persianas, afaste cortinas e deixe a luz do sol entrar.

Odoo • Text and Image
Odoo • Image and Text

4. Desligue o computador no final do dia.


Sabia que um computador em modo de suspensão ou hibernação continua a consumir energia, ainda que pouca?

Não há qualquer motivo para não desligar completamente o computador quando termina o seu trabalho.

5. Coloque plantas no escritório.


As plantas de interior não servem apenas para decoração.

Para além de filtrarem e purificarem o ar, as plantas reduzem a temperatura do espaço, permitindo menores gastos energéticos em ar condicionado e outros equipamentos.

Odoo • Text and Image
Odoo • Image and Text

6. Recicle.


Separe as suas embalagens, em vez de colocar tudo no cesto dos papéis. Se não houver um recipiente apropriado para as colocar, guarde-as consigo e deposite-as num ecoponto assim que tiver oportunidade.

Proponha à administração a colocação de mini-ecopontos na empresa. Se a decisão for da sua responsabilidade, não pense duas vezes.

Material de economato

Temos tudo o que precisa para o seu escritório!

Últimas Publicações